top of page

SINGLE POST

O que sucesso tem a ver com gratidão?

  • Amanda Albuquerque
  • 24 de jan. de 2016
  • 6 min de leitura

“Gratidão não é apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras” Cícero



Até recentemente pouco se sabia sobre o poder da gratidão, até que estudiosos descobriram que a habilidade de sentir e expressar a gratidão é um aspecto vital para a saúde mental e emocional.


Quando a gratidão é despertada, ela tem o poder de mudar toda a realidade á nossa volta.


Mas como assim?


Vou tentar resumir e simplificar. (juro!)


Thomas Edison, precursor da revolução tecnólógica no século XX, em suas milhares de tenativas, antes de conseguir ter sucesso em desenvolver a lâmpada elétrica, tudo o que ele fazia era estudar sobre energia. Em seus estudos, ele descobriu que se pegasse um filamento metálico esticado, e fizesse uma contração por um simples toque, a vibração naquela faixa de frequencia (cículos por segundo), gerava o som.

Então, ele experimentou aumentar a frequência vibratória aplicada ao filamento metálico para ver o que resultaria, e ele produziu o calor.

Edisson entendeu que se ele diminuisse o filamento metálico e continuasse aumentando exponencialmente essa frequencia vibratória, ele resultaria na LUZ. E assim, seguiu tentando até perceber que quando ele vibrava o filamneto metálico, ele passava som + calor, e quando chegava na luz, ela oxidava e pegava fogo. Finalmente ele teve a ideia de colocar esse experimento dentro de um bulbo de vácuo e ajustou a oscilação dessa frequência até que finalmente ele obteve a LUZ.


Mas onde eu quero chegar com isso?


Acompanha o raciocínio: som, calor e luz vêem da mesma origem => oscilação da energia cósmica.


Só que Edison também descobriu em seus estudos algo que poderia oscilar energia cósmica numa frequência muito maior que o filamento metálico: a força do pensamento. O pensamento aplicado sobre qualquer coisa com uma ideia bem projetada, pode fazer com que a energia se module numa frequencia acima da luz.


Agora, vamos associar isso:


Todos nós somos feitos de energia, e temos um campo energético ao nosso redor. E tudo o que nós vibramos, nós atraímos vibrações de igual padrão e intensidade. É o príncipio universal de que semelhante atrai semelhante (ou Lei da atração).


Isso quer dizer que: quando pensamos e sentimos alguma coisa, geramos ondas que resultam em frequências vibratórias.


Umas das leis de Newton (a terceira) diz que: no Universo, para cada ação há uma reação com a mesma intensidade no sentido contrário, ou seja, se eu bater em alguma coisa, isso gera uma onda, que gera uma frequencia vibracional que gera a mesma força de lá pra cá na minha direção.


Sendo assim, concluimos que tudo o que pensamos ou sentimos produz uma vibração. E toda a vibração produz um campo de energia. Conjugando este princípio com a lei de Newton, se por exemplo eu estiver envolvida em um campo energétio de mágoa e tristeza, o que vai ressoar e voltar para mim, na mesma intensidade, é mágoa e tristeza. Se eu estou envolvida em um campo de energia de ingratidão e desânimo, vou atrair para mim mais ingratidão e desânimo. E isso acontece com qualquer outro pensamento e sentimento que temos, sejam eles bons (gratidão, amor, paz, compaixão, alegria, entusiasmo, otimismo, etc...) ou ruins (mágoa, raiva, pessimismo, frustração, ciúmes, medo, estresse, baixa autoestima, etc...), conforme escala abaixo.



O que podemos extrair então de tudo isso?


Que CADA UM DE NÓS É CRIADOR SUA PRÓPRIA REALIDADE, ou seja, recebemos a oportunidade divina de sermos os criadores do nosso próprio mundo. Eu diria até, os únicos responsáveis por criar a realidade á nossa volta. Acho que esse é o verdadeiro livre arbítrio.


Quando nós temos um estado mental e emocional em relação a determinada coisa, nós criamos esse campo energético e vibramos para o universo, e o universo vibra de volta na mesma intensidade, mais daquela mesma frequencia que criamos, para nós.


E porque a falar de gratidão?


Simples também.


A gratidão, está lá no topo da escala vibracional (ilustrada acima). Isso quer dizer que é um sentimento que vibra com intensidade nos mais elevados níveis da escala vibracional. É poderosíssima, no sentido de que além de ser uma vibração elevada, ela tem uma intensidade muito grande, e que tem o poder de, quando enviamos pensamentos e sentimentos que vibram nesta intensidade, recebemos mais do universo. E quanto mais mandamos, mais recebemos, e isso nos faz elevar o nosso estado mental e emocional, a satisfação com a vida, alegria, amor, paz, e outros bons sentimentos afloram porque a gratidão é tão profunda, que tem o poder de nos transformar interna (a nivel mental e emocional) e externamente (a realidade a nossa volta).


Está provado que pessoas gratas tendem a ser mais felizes (e não o contrário), pelo fato de que valorizam mais o que possuem e não ficam alimentando a ansiedade em torno aquilo que não tem.


Pessoas gratas se sentem emocionalmente mais ligados aos outros e consequentemente, têm menos atritos entre si.


Mas, ser grato a quê ou pelo quê?


Provavelmente você se pergunte isso enquanto lê este texto.


Todos nós vivemos em um mundo em meio a crises econômicas, estresse, ansiedade e cenários tão precários onde praticamente a maioria luta diariamente pela sobrevivência. Então, deduzimos que é quanse impossivel ser grato, quando nao temos situações favoráveis a nosso redor. (isso é uma mentira!!!)


Gratidão, é treino diário. É um sentimento profundo que precisamos primeiro agir (agradecer) para depois sentir. É atitude positiva. É estilo de vida. É mudança de mindset. É evoluir a forma de pensar, entendendo conscientemente o poder do sentimento e do pensamento, e a nossa responsabilidade em criar a realidade que vivemos hoje.



Compreende agora o que a gratidão tem a ver com sucesso?


Tudo.


Não são as pessoas bem sucedidas que são gratas, e sim ao contrário. A gratidão precede o sucesso. Por isso que pessoas gratas têm "mais oportunidades", tem uma vida mais plena, têm mais satisfação, têm mais alegria, e alcançam sucesso.



Um exercício fácil para colocarmos isso em prática, é o de agradecer diariamente todas antes de dormir. Esse exercício, não depende de religião ou credo. Se mentalizarmos e procurarmos diáriamente achar pelo menos 3 motivos no nosso dia pelo qual podemos sinceramente expressar gratidão, apenas menatlize, respire e sinta gratidão por aquele motivo. Você pode expressar em voz alta também quando conseguir mentalizar os motivos do seu dia pelo qual seja grato. (whatever)

Seja qual for a forma que decidir escolher, apenas exercite diariamente esse poderoso e transformador sentimento.


Outro exercício não tão fácil, porém bastante poderoso é o de reclamar menos da vida. Parece fácil, mas se você experimentar fazer isso por 24 horas, levando a sério, e se monitorando durante o tempo todo, vai perceber o quanto reclamamos da vida... á toa, por nada... por tudo. E por vezes achamos até que não fazemos isso, porque é um comportamento tão natural do ser humano...

A boa notícia é que, com bastante treino e consciência, é possível reverter drásticamente esse quadro. Basta apenas você querer e calar ao invès de reclamar (ou agradecer por algo no lugar)!


Lembre-se toda a vez que for reclamar de alguma coisa que tudo o que você reclama, produz uma vibração intensa e baixa que ressoa, ecoa, e volta pra você na mesma intensidade!!!



#DICA DE ALTA PERFORMANCE


O segundo maior coach e especialista em desenvolvimento humano do mundo, e também autor de vários best sellers, Brendon Burchard (a quem eu admiro, sou fã e seguidora do seu brilhante trabalho), costuma incentivar aos seus clientes e coachees que passam por um de seus treinamentos, que tenham o seu diário de gratidão, onde eles possam todos os dias escrever uma lista com tudo de bom que lhes tenha acontecido no dia, ou pelo que possuem na vida, como família, filhos, companheiro(a), amigos, saúde, trabalho, um lar, as boas refeições, os talentos, carro e posses em geral, etc, pelos quais poderiam ser gratos. Tudo o que vier à cabeça, se for positivo, pode entrar na lista. Quando conseguimos enxergar com claraza o que temos de bom, a gratidão começa a aflorar e a sensação que prevalece dali em diante é a de que temos muito mais do que precisamos para viver, só por este motivo já podemos ser gratos.


Como consequencia, a vida e tudo ao redor dela, melhora, progride, evolui, se abre, acontece, e mais e mais coisas boas vão sendo atraídas, como um ímã magnético.


A gratidão é um exercício praticado por pessoas de sucesso. Se quer ter sucesso em alguma área da sua vida, comece aprendendo esta prática, e faça disso um hábito.

Focar no positivo nos torna pessoas melhores e mais felizes.


#Aprenda a contar as coisas boas que te acontecem diariamente.


#Esforce-se para encontrar bons motivos pelo que ser grato diariamente, e experimente a felicidade, satisfação, plenitude e o sucesso.


#Monitore-se para reclamar cada vez menos. Faça disso um desafio diário!!!


#Quer ter sucesso? Siga os hábitos das pessoas de sucesso. (e esse é um dos mais poderosos)


Não custa experimentar algo que só vai nos fazer bem. E acredite, os benefícios podem ser surpreendentes!!!


 
 
 

Comentários


bottom of page